Já no 1º Estatuto da FBAM, aprovado em 3 de julho 1987, foi declarado: “O Conclave é a mais importante atividade da Federação, com realização a cada mês de maio dos anos pares”. Posteriormente, em Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo, realizada em 06 de outubro de 1989, foi aprovado o regulamento dos Conclaves, elaborado e apresentado por Comissão composta por Newton Alves Guimarães (BA), como relator, Álvaro Rubens de Pinho (BA), Adônis Reis Lira de Carvalho (PE) e Carlos Tortelly Costa (RJ), constituída especificamente para seu estudo e normatização.


Art. 1° O Conclave Brasileiro de Academias de Medicina constitui o mais importante evento da FBAM, a quem cabe patrocinar sua organização e realização.

Art. 2° O Conclave será realizado no mês de maio dos anos pares, preferencialmente, na proximidade do aniversário da fundação da FBAM, dia 9 de maio.

Art. 3° Cada Conclave terá um tema central, aprovado pela Diretoria Executiva da FBAM e pelo Presidente da Academia filiada que sediará o evento, que possibilite integrar aspectos diversos do estudo e discussão de temas médico-sociais e de formação médica, assim como temas de histórias da medicina, regional ou nacional.

Parágrafo único. Eventualmente, a critério da Comissão Organizadora, poderão constar da programação apresentações de temas livres, desde que relacionadas com o tema central.

Art. 4° A cidade onde se realizará o Conclave será escolhida em Assembleia Geral Ordinária por ocasião do Conclave anterior, sendo condição situar-se em Estado Sede da Federada.

Art. 5° Cabe ao Presidente da FBAM orientar e coordenar os trabalhos que levem a bom termo o fundamento do Conclave.

Art. 6° A Federada responsável pela realização do Conclave formará uma Comissão que organizará o evento, sempre presidida pelo Presidente da Academia federada do local que sediará o Conclave.
Parágrafo único. À Comissão Organizadora cabe:
a) Em prazo máximo de 90 (noventa) dias após sua designação, organizar o Cronograma do Conclave, explicitando seu local e calendário;
b) Ouvido o Presidente da FBAM, quando necessário, elaborar a programação de palestras, conferências, mesas-redondas, em obediência ao tema central;
c) Distribuir, o mais equanimente possível, entre as Federadas, as participações em apresentações, discussões e debates, a não ser por recusa formal da Federada convidada;
d) Convidar, opcionalmente, para palestras, conferências e debates, membros das Academias Honorárias e das Colaboradoras e, excepcionalmente, membros não Acadêmicos, mesmos de outras profissões quando, reconhecidamente, portadores de competente qualificação para atingir o objeto da apresentação;
e) Remeter correspondência às Federadas, com informações periódicas sobre o Conclave, e coordenar as providências necessárias à sua realização;
f) Entrosar-se com a FBAM, através de sua Diretoria, em relação a possível auxílio que possa ser necessário;
g) Providenciar junto às autoridades governamentais ou instituições privadas apoio para o Conclave. Esse apoio em nenhuma hipótese deve implicar em compromisso do Conclave que possa ferir a ética e, ou, sua autonomia científica.

Art. 7° Cada Conclave deverá constar de, pelo menos, duas jornadas, precedidas de uma Sessão Solene de Instalação.
§ 1º Cada jornada constará de reunião pela manhã e à tarde, sendo reservada parte da tarde da última jornada para sessão de encerramento.
§ 2º A Comissão Organizadora elaborará as normas de funcionamento das conferências, painéis, palestras, discussões e debates designando o Presidente e Secretário das mesmas, entre os integrantes das Academias Federadas.

Art. 8° Cabe ao Presidente empossado a divulgação das conclusões governamentais médicas, científicas e culturais cabíveis.

Art. 9º Caberá à Diretoria da Federada Organizadora do Conclave editar os Anais da FBAM.
§ 1º Dos Anais constarão:
a) Programa cumprido;
b) Texto de exposições;
c) Conclusões dos trabalhos realizados nas diversas reuniões;
d) Enunciado das Diretorias da FBAM, expirante e entrante, e da Comissão Organizadora.
§ 2° Os resultados financeiros do Conclave, satisfeitos todos os encargos inclusive impressão dos ANAIS, reverterão 60% para a Federada e 40% para a FBAM.

Art. 10 Nos impressos para o Conclave, deverá constar, o logotipo da FBAM, da Federada organizadora e, se necessário, um outro se adotado pelo Conclave.
Art. 12. Este Regulamento foi aprovado pelo Conselho Consultivo em reunião realizada em 06/10/1989, na cidade de Niterói - RJ, adaptado ao novo Estatuto em 11 de maio de 2004, em Recife – PE e recebeu nova redação na Reunião da Diretoria Executiva da FBAM do dia 23 de janeiro de 2016, em Aracajú – SE.
 

Fale Conosco

Rua E s/nº
Centro Político Administrativo
(anexo ao CRM-MT)
Cuiabá – MT
CEP 78049-918

+55 65 3644-1234

contato@fbam.org.br

www.fbam.org.br