José Roberto S. Baratetta
Após a gestão de Antônio Carneiro Arnaud, ascendeu como 15º Presidente o confrade José Hamilton Maciel Silva (SE) para o período 2016 – 2018.
Duas grandes iniciativas marcaram seu período: a realização da viagem a centros médico-acadêmicos da Europa e a criação dos Colóquios Acadêmicos.
A excursão à Europa, aberta a todos os acadêmicos do Brasil, realizou-se entre 1º e 17 de maio de 2017 e incluiu viagem à França, com visita à Academia Francesa de Medicina, à Suécia, na qual a delegação brasileira foi recebida no Instituto Karolinska, e à Itália, na qual pontuou o memorável encontro com o Papa Francisco. Foram, sem dúvida, dias inesquecíveis para aqueles que tiveram a felicidade de vivê-los.
Outro marco importante foi a realização dos Colóquios Acadêmicos. Idealizados como forma de congraçamento entre as diversas Federadas da FBAM, tiveram início em São Paulo, de 13 a 15 de julho de 2017, na sede da Associação Médica Brasileira, sob os auspícios da FBAM e da Academia de Medicina de São Paulo, então presidida por José Roberto de Souza Baratella.
Os trabalhos desse I Colóquio foram iniciados na tarde da quinta-feira, 13 de julho, e dedicados a assuntos administrativos: reunião da Diretoria Executiva e Encontro dos Presidentes / Representantes das Academias com o Presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Carlos Vital Tavares Correa Lima.
O temário do Colóquio, fortemente centrado no Ensino Médico (EM) foi desenvolvido ao longo do dia seguinte e constou de conferências sobre “Panorama atual do EM no Brasil” e o “EM ao longo do tempo”, a primeira das quais foi proferida por Carlos Vital Correa Lima, que é também confrade da Academia Pernambucana; de quatro mesas-redondas, nas quais foram enfocados temas como “Qualificação do Corpo Docente”, “Metodologia de Ensino”, “Uso de Simulações e do Laboratório de Habilidades no Ensino” e “Avaliação de Graduandos, Egressos e das Escolas Médicas”.
No último dia do encontro, sábado pela manhã, os participantes tiveram oportunidade de comparecer à AGO da FBAM e contribuir para a escolha da sede do próximo evento.
Compareceram ao I Colóquio Acadêmico representantes de 11 Federadas da FBAM.
O II Colóquio Acadêmico ocorreu em Belo Horizonte, de 9 a 11 de novembro de 2017, no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei, com a coordenação da Academia Mineira de Medicina (AMM), sob a presidência de José Raimundo da Silva Lippi, e da FBAM. A programação iniciou-se na quinta-feira, 9 de novembro à tarde, com reunião da Diretoria Executiva, seguida da exibição do filme “The Physician” (que em nosso pais recebeu o curioso título “O Físico”). O confrade Paulo Amado Oliveira (SE) coordenou a sessão e os debates que se seguiram. À noite, ocorreu a Cerimônia de Abertura, presidida por Geraldo Magela Gomes da Cruz (AMM) e que constou da exibição do filme da viagem da FBAM à Europa, com exposição pelo Presidente do sodalício, Prof. José Hamilton Maciel Silva, e da conferencia proferida pelo Prof. Jorge Alberto Costa e Silva, presidente da Academia Nacional de Medicina, sob o tema; “A Importância da Neurociência no Ensino da Medicina”.
No dia seguinte, desenvolveu-se o temário do Colóquio, que à maneira do evento anterior, foi centrado no EM no Brasil e seus problemas. Assim, pela manhã teve lugar mesa-redonda sobre o tema “A Assistência, a Pesquisa e o EM: Papel Institucional”, seguida da conferencia sobre “Panorama Atual do EM”. À tarde, o evento prosseguiu com a conferencia sobre o “EM e a Pós-graduação” e mesas-redondas com os temas “O Ensino a Pós-graduação” e “O Ensino na Graduação”. No sábado, a programação continuou com a mesa-redonda “Saúde Mental na Carreira Médica” e com a conferencia sobre “Arte e Loucura”.
A se destacar que, além do produtivo temário, houve cuidada e agradável programação social.


Fale Conosco

Rua E s/nº
Centro Político Administrativo
(anexo ao CRM-MT)
Cuiabá – MT
CEP 78049-918

+55 65 3644-1234

contato@fbam.org.br

www.fbam.org.br