“A Medicina de Hoje e de Amanhã”

O XVII Conclave da Federação Brasileira de Academias de Medicina ocorreu na cidade de São Paulo, na sede da Associação Paulista de Medicina, teve como Presidente de Honra o confrade Waldenir de Bragança (RJ), e foi organizado pela federada paulista sob a coordenação de seu Presidente à ocasião, o confrade José Roberto de Souza Baratella.

Baratella, médico, cirurgião pediatra, professor universitário, foi presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, da Academia de Medicina de São Paulo e Presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (2018 – 2020),
O tema central “A Medicina de Hoje e de Amanhã” foi abordado por Mesas Redondas e Conferencias.

Foram 4 as Mesas Redondas conforme seguem descritas abaixo:

A Mesa Redonda I, intitulada “Avanços Técnico-Científicos e suas Implicações Éticas”, teve como coordenador o acadêmico Murillo Ronald Capella (SC) e abordou os seguintes assuntos:
- “Células –tronco: aplicações terapêuticas” - apresentado pela Profa. Mayana Zatz (USP – SP)
- “Telediagnóstico / telemedicina e outras tecnologias” - Dr. Chao Lung Wen (USP –SP)
- “Aspectos éticos” – Ac. Lucio Flavio Gonzaga Silva (CFM / CE)
A Mesa Redonda II - “Avaliação do Ensino Médico” foi coordenada pelo confrade Waldenir de Bragança (RJ) e se desenvolveu com a consideração da seguinte temática:
- “Exame do CREMESP” – Ac. Ruy Yukimatsu Tanigawa (CREMESP)
- “A avaliação nacional seriada dos estudantes de medicina (ANASEM) – Dra. Lucia Christina Iochida (ABEM / SP)
- “O exame de proficiência” – Dr. Lincoln Lopes Ferreira (AMB /MG)
- “A posição do CFM” – Ac. Lucio Flavio Gonzaga Silva (CFM / CE)
A Mesa Redonda III - “O Suicídio na Classe Médica – Avaliação do Problema e Medidas Terapêuticas Pertinentes” teve por coordenador o Ac. Silvano Mario Attilio Raia (ANM / SP) e enfocou os seguintes subtemas:
- “Suicídio em residentes” – Dra. Rosana Leite de Melo (CNRM / MS)
- “Suicídio em estudantes de medicina” – Dr. Luiz Antônio Nogueira Martins (SP)
- “Suicídio em médicos” - Ac. Sérgio Paulo Rigonatti (SP)
A Mesa Redonda IV cuja temática foi “A Descriminalização da Maconha”, teve a coordenação do acadêmico José Hamilton Maciel Silva (SE) e a abordagem dos seguintes itens:
- “A mudança da maconha e de seu mercado ao longo do tempo” – Dr. Ronaldo Laranjeira (SP)
- “Efeitos da maconha na gestante e no feto” – Ac. Conceição Aparecida de Mattos Segre (SP)
- “Descriminalizar sem legalizar: a prevenção primária é fundamental para a saúde” – Ac Valentim Gentil Filho (SP).

A temática central do Conclave, foi também tratada em 4 conferencias cujos temas e participantes podem ser conferidos abaixo:

“O Momento Político e a Classe Médica” cujo coordenador foi o acadêmico José Roberto de Souza Baratella (SP) e palestrante, o deputado federal Dr. Luiz Henrique Mandetta (MS)

“O Sistema de Gestão de Saúde” – participaram desta sessão os confrades da Federada de São Paulo, Antônio Carlos Gomes da Silva e Claudio Luiz Lottenberg (United Health), respectivamente como coordenador e palestrante.

A Conferência “Cooperação entre as Academias de Especialidades Médicas e a FBAM” foi coordenada pelo confrade Miguel John Zumaeta Doherthy (PE) – Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica e proferida pelo Ac. Mario Santoro Filho (SP) – Academia Brasileira de Pediatria
“Aspectos Históricos da Medicina no Cotidiano do Médico do Século XXI” cujo coordenador e palestrante foram, respectivamente, o Ac. Lucio Antônio Prado Dias (SE) e Lybio José Martire Junior (SP)

Numa ampliação da abrangência de conteúdo e amplificação do leque de troca de conhecimentos houve a abertura de espaço para participação especial da SOBRAMES com a seguinte Conferência:
“Interface entre Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e Federação Brasileira de Academias de Medicina”. Participaram, como coordenador o acadêmico Vicente Herculano da Silva (MT) e como palestrantes, as Dras. Marcia Etelli Coelho (SOBRAMES /SP) com a apresentação do tema “Influência da literatura na qualidade do atendimento médico” e Josyanne Rita de Arruda Franco (SOBRAMES / SP) com o tópico “Universo literário para homens e mulheres de ciências”.

Há ainda que se ressaltar que durante o Conclave foi prestada homenagem ao confrade José Carlos Prates, reiterada pelo Lançamento do Livro: “José Carlos Prates: A Anatomia de uma Vida Dedicada à Medicina” de autoria do confrade José Aderval Aragão (SE).

Na noite de 25 de maio houve Jantar de Confraternização em que, embora não tenha sido possível repetir exatamente o cardápio servido por ocasião da fundação da Academia de Medicina de São Paulo em 1895, buscou-se uma apresentação que lembrasse o mais possível o daquela ocasião. A afluência dos presentes foi bastante expressiva, marcada pela interação entre todos, por alegria, e por trazer à tona os idos da constituição da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, atual Academia de Medicina de São Paulo.  

Fale Conosco

Rua E s/nº
Centro Político Administrativo
(anexo ao CRM-MT)
Cuiabá – MT
CEP 78049-918

+55 65 3644-1234

contato@fbam.org.br

www.fbam.org.br