“Humanismo em Medicina: Ontem, Hoje e Amanhã”

O XVI Conclave da Federação Brasileira de Academias de Medicina teve lugar na cidade de Aracaju, em Sergipe, no período de 05 – 07 de maio de 2016, nas instalações do Quality Hotel.
Esta reunião foi organizada pelo secretário geral da Federação Brasileira de Medicina, Lúcio Prado Dias, e presidida por José Hamilton Maciel Silva, odontólogo e médico psiquiatra graduado pela Faculdade Federal de Alagoas, fundador e 1º Presidente da Associação Sergipana de Psiquiatria, confrade participante da fundação da Academia Paraibana de Medicina e Presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (2016 – 2018).

Hamilton Maciel, nascido em Pão de Açúcar, em Alagoas, radicou-se em Sergipe, e desde então sempre se dedicou à causa da saúde sergipana, e sempre afirmava “eu cheguei ao Estado de Sergipe em 1972 e me sinto mais sergipano do que alagoano”. Na cerimônia de abertura do Conclave, aproveitou a oportunidade para prestar homenagem à terra em que vivia: “Presto uma especial homenagem a Sergipe e Aracaju, por me abrigarem, tornando-me um filho desta terra que escolhi para trabalhar e criar minha família. Sou-lhes grato por tudo isto”
A Sessão solene de abertura do Conclave ocorreu na Sociedade Semear e contou com belo e interessante momento musical Propiñan de Melyor – Anon., Cancioneiro de La Colombina (secs XV – XVI), e com homenagem ao Governador de Sergipe, Jackson Barreto de Lima, e a confrades da federada de Sergipe e de Santa Catarina. A ocasião foi também marcada pela obliteração pelos correios de Selo Comemorativo dos 30 anos da FBAM.

O tema “Humanismo em Medicina: ontem, hoje e amanhã” foi desenvolvido por meio da apresentação de três conferencias e de dois painéis.

- A primeira conferência versou sobre “Saúde: Problema Crônico do Brasil”, foi presidida pelo presidente da Federada de Pernambuco, Gentil Alfredo Magalhães Duque Porto, e apresentada pelo presidente do CFM, acadêmico Carlos Vital Tavares Corrêa Lima (PE).
- O tema da conferência a seguir foi “Papel das Academias de Medicina na Atualidade Brasileira”, presidida pelo Vice-Presidente da FBAM, Gilberto Madeira Peixoto (MG), e cujo conferencista foi o confrade Waldenir de Bragança (RJ), ex-presidente da FBAM.
- Por fim, a terceira conferência versou sobre “As Academias de Medicina e o Ensino Médico no Brasil” cujo conferencista foi o acadêmico Antônio Carlos Gomes da Silva, Secretário Geral da Academia de Medicina de São Paulo, e o presidente da sessão, Aristides de Athayde Neto, Presidente da Federada do Paraná.
No que diz respeito aos painéis, foram apresentados:
- “A Antiga e a Nova Propedêutica” que contou com Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, Presidente da ACAMERJ, como Presidente da Mesa, e os acadêmicos Zulmira Freire Rezende (SE) e Ricardo Antônio Rosado Maia (PB) como painelistas.
- “Entidades Médicas e Humanismo”. A sessão teve como presidente o acadêmico Vladimir Távora Fontoura Cruz (CE) e como apresentadores Roberto Luiz D’Ávila, Ex-presidente do CFM, e Omar da Rosa Santos, confrade da Academia Nacional de Medicina (RJ)
Após a finalização da parte científica do Conclave, os participantes puderam desfrutar de city tour e visita ao Mercado Municipal para conhecer o artesanato local. Além disso, houve visita guiada aos Museus de Arte Sacra, Museu Histórico de Sergipe, ambos em São Cristóvão, e ao Museu da Gente Sergipana em Aracaju.

 

Fale Conosco

Rua E s/nº
Centro Político Administrativo
(anexo ao CRM-MT)
Cuiabá – MT
CEP 78049-918

+55 65 3644-1234

contato@fbam.org.br

www.fbam.org.br