“A Interação da Realidade Médica, do Ensino da Medicina e a Crise Institucional no Binômio Assistência – Ensino Médico”

O Conclave foi sediado em João Pessoa e ocorreu no Auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba. Foi organizado e transcorreu sob a presidência de Antônio Carneiro Arnaud, confrade Presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (gestão 2014 – 2016).

Arnaud diplomou-se médico pela Universidade Federal de Pernambuco e, a seguir, especializou-se em Oncologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Graduou-se também em Administração de Empresas e militou na carreira política atuando como deputado federal e prefeito de João Pessoa. Foi idealizador e fundador da Sociedade Paraibana de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço.

No que diz respeito à parte científica, o XV Conclave da Federação Brasileira de Academias de Medicina que teve como tema central “A Integração da Realidade Médica, do Ensino de Medicina e a Crise Institucional no Binômio Assistência – Ensino Médico”, foi uma reunião extremamente rica em seu amplo conteúdo de abordagem, mas que também se destacou por ter atendido as premissas estatutárias da FBAM, como bem lembrou o Presidente Arnaud: “a FBAM não debate assuntos de especialidades médicas, a sua preocupação é com o ensino, a cultura e a história de tudo que diz respeito à medicina”.

A temática proposta para o evento, foi incialmente desenvolvida pela apresentação de três conferencias, aqui elencadas:

- “A Subjetividade na Prática Médica” – presidida por Alcir Vicente Visela Chácar, membro da academia de Medicina do Rio de Janeiro, e proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Abram Josek Eksterman.
- “Médicos e Medicina no Brasil dos Primeiros Séculos” apresentada pelo médico e historiador Guilherme Gomes da Silveira d’Ávila Lins, Professor Emérito da Universidade Federal da Paraíba e membro da Academia Paraibana de Medicina.
- “O Legado Histórico da Medicina Brasileira: Mensagem dos Mestres para as Novas Gerações” cuja conferencista foi Nisia Trindade Lima, professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
E, na sequência, por 2 painéis:
- “O Sistema de Saúde e suas Políticas no Brasil: Avaliação Crítica” com a participação de José Agenor Alvares da Silva (ANVISA / MS) e Carlos Ocke (Instituto de Pesquisa Aplicada - IPEA)
- “O Ensino Médico no Brasil e os seus Desafios: Passado, Presente e Futuro” com a participação de Giliatt Falbo (IMIP-PE) e de Luiz Roberto Londres (Clínica São Vicente -RJ)

 

Fale Conosco

Rua E s/nº
Centro Político Administrativo
(anexo ao CRM-MT)
Cuiabá – MT
CEP 78049-918

+55 65 3644-1234

contato@fbam.org.br

www.fbam.org.br