“Inovação e Produção em Saúde – Uma Contribuição da Ciência e Tecnologia”


O XIII Conclave da Federação Brasileira de Academias – FBAM ocorreu em Brasília, no auditório do Memorial JK, no período de 20 a 22 de maio de 2010, por ocasião do ano comemorativo do cinquentenário da fundação da cidade. O Conclave foi presidido pelo médico ginecologista e acadêmico José Leite Saraiva, então Presidente da FBAM.

No que diz respeito ao tema central, “Inovação e Produção em Saúde”, ele se desenvolveu com duas conferencias. A primeira, “Inovação e Produção em Saúde - Uma Contribuição da Ciência e da Tecnologia”, foi proferida pelo Prof. Luiz Hidelbrando Pereira da Silva, eminente parasitologista. A outra conferencia, intitulada “Expectativas de Mudança no Sistema e Atenção à Saúde”, foi apresentada por Luiz Carlos Galvão Lobo, membro associado da Academia Brasileira de Ciências e com interesse especialmente voltado para educação médica, planejamento e administração em saúde, além de informática médica numa abordagem de inter-relação destes aspectos.

A programação do Conclave incluiu ainda o Simpósio ”O que Determina a Inovação na Atenção à Saúde”, no qual foram tratados os seguintes itens: “As políticas nacionais de ciência e tecnologia e inovação em saúde”, “O complexo industrial na saúde”, “Implicações estratégicas e econômicas da inovação na atenção à saúde”, “A quem serve a inovação em saúde”.

Houve, além do já destacado acima, houve a Mesa-Redonda “A Formação Médica e os Novos Modelos de Atenção à Saúde” que considerou os assuntos: “Demandas e perspectivas do SUS para a educação médica”, “Médico geral e especialista: qual o equilíbrio desejável? ”, “A contribuição dos hospitais de ensino e dos centros de pesquisas na inovação e produção em saúde”, “Desafios éticos ante as novas práticas assistenciais”.
 

Fale Conosco

Rua E s/nº
Centro Político Administrativo
(anexo ao CRM-MT)
Cuiabá – MT
CEP 78049-918

+55 65 3644-1234

contato@fbam.org.br

www.fbam.org.br