“A Ética e o Ensino Médico no Brasil”

O XII Conclave da Federação Brasileira de Academias de Medicina ocorreu em Belo Horizonte, na sede da Associação Médica de Minas Gerais, sob a coordenação do cirurgião vascular Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro, Presidente da FBAM (2008 – 2010).

Lentz graduou-se medico em 1960 pela Universidade Federal de Minas Gerais onde posteriormente passou a exercer o magistério como Professor Titular de Cirurgia Cardiovascular. Em 25 de setembro de 1990 foi admitido na Academia de Medicina de Minas Gerais, como Membro Titular ocupante da cadeira de nº 61 e da qual foi Presidente no período 2003 – 2005.

O Conclave teve início com a Palestra de Abertura proferida pelo Presidente Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro, seguida de duas outras “Ensino da Tanatologia nas Faculdades de Medicina” e “Analogias do Ensino Médico”, com a participação respectivamente de Edvaldo Alves D’Assumpção e José de Souza Andrade, ambos confrades da Federada de Minas Gerais.

A Jornada “História do Ensino Médico no Brasil” contemplou os seguintes aspectos: “Primeira Faculdade de Medicina do Brasil”, “Pesquisa sobre o Ensino de Medicina em Ouro Preto” e “Santa Casa de Belo Horizonte e o Ensino Médico”.

Em sequência, houve a Jornada “Ensino Médico no Brasil” que se desdobrou nos seguintes itens: “Mestrado Profissional em Medicina”, “Formação do Médico Generalista”, “Ensino da Cirurgia – Recentes Avanços”, “ Ensino da Psicologia Médica nas Faculdades de Medicina”, além de “Histórico e Expectativas dos Cursos de Medicina” apresentado pelo médico Ludercio Rocha de Oliveira, Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, “Reflexões sobre o Ensino Médico”, “Conceito de Educação Médica” e “Formação e Treinamento em Videocirurgia”.

No que diz respeito à Jornada de Saúde Pública, presidida pelo acadêmico Waldenir de Bragança (RJ), o foco recaiu sobre – “Doenças Emergentes e Re-emergentes no Brasil”, em particular cisticercose cerebral, febre amarela, lepra e tuberculose. Houve a apresentação do tema “Febre Amarela” pelo acadêmico João Carlos Pinto Dias, infectologista pesquisador particularmente na área de Medicina Tropical.

Estiveram presentes e participaram da Sessão Especial “Fala das Federadas” confrades das seguintes federadas: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
 

Fale Conosco

Rua E s/nº
Centro Político Administrativo
(anexo ao CRM-MT)
Cuiabá – MT
CEP 78049-918

+55 65 3644-1234

contato@fbam.org.br

www.fbam.org.br