“Formação Médica e Avanços das Ciências”

Nelson Grisard, médico pediatra, na ocasião presidente da Federada de Santa Catarina e também da Federação Brasileira de Academias de Medicina (2006 - 2008), foi quem presidiu o XI Conclave que ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, entre 27 e 29 de julho de 2006.

O tema central “Formação Médica e Avanços das Ciências” evoluiu com a consideração da temática: Formação Médica, Avanços das Ciências, Bioética e História da Medicina.

Em seu discurso de posse na presidência da FBAM, lido na sessão de abertura do Conclave, com oportunidade e propriedade Grisard descreveu a evolução da medicina desde milênios a.C. com os Vedas, quando tinha uma abordagem magico religiosa, até os tempos atuais com a busca do entendimento do genoma humano e suas aplicações visando novos elementos para diagnóstico, prevenção e cura de doenças.

A programação do Conclave se desenvolveu com a apresentação de 2 Jornadas, conforme descrição a seguir.

“Jornada de Educação Médica e Ciências”, cujo assunto foi tratado nas seguintes palestras:
- “Ética Médica e Bioética na Graduação Médica” proferida pelo acadêmico Nelson Grisard
- “Formação Médica e Avanço das Ciências – Humanismo, Ciência, Tecnologia e Ética” apresentada pelo médico-cirurgião William Saad Hossne (SP), fundador e Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e, também, pioneiro da Sociedade Brasileira de Bioética
- “Qualidade na Educação Médica – 200 Anos de Ensino Médico no Brasil” cuja exposição foi feita pelo acadêmico Éfrem Maranhão (PE), ex-Presidente da Federação (2004 – 2006)
Além dessas palestras houve também uma Mesa-redonda sobre “Avanços em Ciências e Tecnologia na Medicina” em que os seguintes temas foram desenvolvidos:
- “Projeto Genoma Humano” – Prof. Edmundo Carlos Grisard, pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina nas áreas de parasitologia celular e molecular e de genética de micro-organismos
- “Células Tronco e Terapia Genica – Ricardo Ribeiro dos Santos (BA), pesquisador com experiência nas áreas de imunologia, patologia, terapia celular e terapia com células tronco

“Jornada Memória Médica Brasileira” que teve a temática desenvolvida por mesas –redondas e palestras.
- Foram 2 Mesas-redondas sobre “História da Medicina: Juramento Hipocrático e Ensino de História da Medicina na Graduação Médica”. Na primeira, foi um relato da experiência das Academias de Medicina dos seguintes estados: AM, PA, PI, RN, PB, PE, AL, SE e DF. Na segunda, o relato foi da experiência das academias de GO, BA, MG, RJ, SP, PR, SC e RS
- A primeira palestra versou sobre “O resgate da Memória da Faculdade de Medicina da Bahia”. Da impactante conferência “Restauração e Revitalização do Prédio da Escola Médica Mater do Brasil” proferida pelo Prof. José Tavares Neto, Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA, resultou moção das academias presentes no sentido de solicitar, às autoridades pertinentes, urgência nas providencias para restauro daquela edificação e determinação de sua destinação exclusivamente para atividades da área médica.
- Na palestra de encerramento foi destacado “O Papel das Academias de Medicina na Preservação da História da Medicina Brasileira”

Finalmente deve-se ressaltar a ocorrência de Cerimônia Comemorativa do 20º aniversário de fundação da FBAM e do 10º da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina.
Foi, como bem disse Grisard em sua saudação inicial, “uma programação esmerada e cheia das luzes dos saberes dos ilustres palestrantes”. 

Fale Conosco

Rua E s/nº
Centro Político Administrativo
(anexo ao CRM-MT)
Cuiabá – MT
CEP 78049-918

+55 65 3644-1234

contato@fbam.org.br

www.fbam.org.br